| |||||
Caro(a) cliente, Visitante Conforme lhe indicámos na ultima Newsletter enviada, iremos dar continuidade ao tema da importância da fonte. De seguida iremos indicar-lhe o enquadramento tradicional que define os vários tipos de fontes. Sem Serifa – Sans Serif: As primeiras letras sem serifa ou sans-serif surgiram por volta de 1820. Na Alemanha eram denominadas de Steinsschriften ou Grotesk, devido à falta de estética. No início, eram utilizadas em corpos grandes e destinavam-se a cartazes e textos curtos e não para texto corrido. Fontes sem serifa não possuem prolongamentos nas hastes e geralmente têm uma aparência limpa, simples e moderna. Empresas como Facebook e o YouTube usam este tipo de fontes nos seus logotipos. Alguns especialistas recomendam usá-las na web, já que são mais fáceis de ler em ecrãs. Algumas fontes sem serifa mais conhecidas: Helvetica, Frutiger, Avant Garde, Arial e Futura. Com Serifa ou Serifada – Serif Fontes com serifas possuem pequenos traços aplicados nas extremidades das letras – é importante notar que existem diversos tipos de serifas. É um detalhe antigo, originário da escrita manual. A serifa tem aspetos funcionais importantes que guiam os olhos do leitor de uma letra para outra facilitando a leitura, sendo assim, uma fonte utilizada sobretudo para textos corridos. Costumam de ser escolhidas quando se pretende transmitir confiança e respeito. Exemplos de algumas empresas que usam fontes com serifa nos logotipos: Banco HSBC, Banco Santander, Canal História, Sony e a Joalharia Tiffany & Co. Exemplos de algumas fontes serifadas mais conhecidas: Times, Baskerville, Garamond, Caslon e Palatino. Um subconjunto deste grupo são as fontes “slab serif”, com serifas grossas e maciças. São muitas vezes utilizadas em títulos e cabeçalhos, já que passam um ar de confiança e força. Algumas fontes “slab serif” mais conhecidas: Rockwell, Egyptienne, Clarendon, Memphis e Courier.
Cursivas ou Manuscritas – Script As fontes cursivas (que incluem a maioria das fontes manuscritas) são aquelas que geralmente se vê nos convites de casamento, são as fontes que mais se aproximam da escrita humana. Deste modo, passam uma maior sensação de humanização. São fontes mais trabalhadas e com mais ornamentos e normalmente usam-se para convites ou certificados onde se pretende associar sofisticação. Por serem fontes com grande detalhe não são aconselhadas para textos longos já que possuem baixa legibilidade quando em formato de parágrafo. Geralmente denotam feminilidade, elegância, criatividade e simpatia. Exemplos de logotipos corporativos que utilizam fontes script: Cartier, Instagram, Ford e Coca-Cola. Decorativa – Novelty As características comuns destas fontes são a ousadia e a temática. Podemos encontrar em diversos temas como “disney” ou “terror”, por exemplo, fontes com bordas “escorridas” simulando sangue, entre outros temas. Por serem muito específicas, geralmente são de pouco uso nos materiais em geral. Fontes Decorativas são subtis, divertidas, atraentes e estão sempre em negrito. Foram criadas para chamar a atenção e criar interesse visual. Ou seja, são ótimas opções para títulos ou cabeçalhos, mas essas características também as tornam difíceis de serem utilizadas. Pode visualizar todas as Newsletters enviadas aqui Não hesite, peça-nos orçamentos gratuitamente. Envie email para orcamentos@riografica.com | |||||
marketing@riografica.com | |||||
|
Não quer receber mais newsletter?
Ao utilizar o site RioGráfica, concorda com a nossa política de cookies.